Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Como os saberes artesanais desencadeiam em tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros.

Paricipantes

Simone Toji

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de St Andrews. Possui mestrado em Sociologia e Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002). Trabalha no IPHAN na implementação da política de patrimônio cultural imaterial federal.

Mario Gato

Caiçara de Ubatuba, filho e neto de pescadores artesanais e agricultores. Historiador e Músico, cresceu em contato com a religiosidade, os festejos, a musicalidade, a culinária e toda a identidade cultural caiçara. Assim, seu trabalho e objetivo de vida são construídos totalmente direcionados à militância por meio da cultura, educação e arte. Tocador de rabeca e construtor de instrumentos, também promove a salvaguarda desse patrimônio cultural imaterial. É membro e um dos fundadores do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, coletivo de mestres que coordena. Em 2006 recebeu o Título Municipal de Mestre Artesão – como relevância do trabalho que desenvolve para a cultura caiçara.

Camila Marujo

Tecnóloga em Eventos (Hotec), Especialista em Gestão Cultural - CELACC/USP, Técnica em Elaboração de Planos Municipais de Cultura (EA/UFBA), Especialista em Gestão Pública-UNIFESP Atualmente Presidente Diretora, da FUNDART de Ubatuba, onde também foi Diretora Cultural e Gerente de Projetos Culturais.

Instituições Parceiras desta mesa

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FundArt é pioneira no Litoral Norte, com mais de 30 anos de atuação no campo da cultura. Tem por finalidade planejar e executar a política cultural do Município de Ubatuba por meio da execução de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural.