1ª Mostra Saberes Artesanais

Sobre a Mostra

Abertura da I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte celebra a arte caiçara, indígena, quilombola e contemporânea.

 

O encontro celebra a terceira edição do Fórum de Saberes Artesanais, contemplado pelo Prêmio PROAC 32/2020, que este ano, além da Mostra também apresenta a produção de podcasts.

A Mostra fica em exibição na Sala de Exposições do Teatro Municipal de Ubatuba, localizado no centro histórico da cidade, até 07 de novembro. A entrada é gratuita.

Os visitantes podem eleger seus artistas preferidos e votar. Ao final da Mostra serão divulgados os vencedores que receberão prêmios e valores em dinheiro, oferecidos por apoiadores do evento. Entre eles a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), Banana Bamboo Ecolodge, Rota do Surf, Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Padaria Integralle, Secretaria de Turismo de São Sebastião e Fundass – Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna.

Serviço:
I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte
09 de outubro a 07 de novembro
Teatro Municipal de Ubatuba (Praça Exaltação da Santa Cruz, 22, no centro histórico).
https://saberesartesanais.com.br/

Siga nossas redes:
https://www.instagram.com/forumsaberesartesanais/
https://www.facebook.com/forumsaberesartesanais
https://open.spotify.com/show/6zsE0SkZPyhktB7SEurLcX?si=441d8a638754424e

A I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte tem  como objetivo  apontar que o artesanato não deve ser visto apenas como artigo de feiras, e sim, obter mais valor como um bem cultural e artístico e o quanto os objetos, confeccionados pelas mãos dessas personagens, invisíveis para alguns, são carregados de identidade e de história.

Em nossas andanças, nestes 3 anos do projeto, reafirmamos a importância do resgate e manutenção das tradições e o quanto os objetos, confeccionados pelas mãos de tantas personagens, invisíveis para alguns, são carregados de identidade e de história. 

Tivemos a honra de registrar artefatos e artistas de comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e dos povos originários, além de artesãos que trabalham mesclando saberes com a contemporaneidade. 

E por que não mostrar as obras de arte desses artistas não vistos ou pouco lembrados? Darmos o direito de que estes artefatos sejam vistos com o olhar de quem os faz: como arte!

Conheça as obras que compõe a nossa I Mostra de Saberes Artesanais:

Veja as obras de exímios artesãos emprestadas pelas famílias de Ubatuba:

– Família Prochaska

– Família Da Motta

– Família Jacob

– Família Oliveira

Edital

Perguntas Frequentes

Artistas e/ou artesãos brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos, morador há mais de um ano em uma das cidades do Litoral Norte de São Paulo (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba).

As inscrições podem ser individuais ou em coletivo. Em caso de coletivo, será feita a inscrição em nome de um representante.

É permitida a participação em uma segunda categoria, individualmente ou em grupo.

Não. A inscrição é totalmente gratuita.

Porém, todos os custos para envio e retirada das obras, bem como materiais específicos necessários para exposição das obras correrão por conta dos artistas e/ou artesãos.

Uma obra por categoria.

São quatro categorias: Acessórios; Utilitários e Educativos; Decorativos; e Tradicional.

 Sim, mas cada obra deverá ser preenchida por um formulário separadamente, para cada categoria.

Sim. Para cada categoria, teremos 1º, 2º e 3º lugares, entregues diretamente pelo patrocinador e todos os participantes receberão certificado fornecido pelo evento.

As premiações se darão por meio de júri popular. As votações serão pelas urnas presentes no local da Mostra e pelas curtidas nas redes sociais do Fórum.

Não, conforme edital, os interessados e interessadas em inscrever-se deverão encaminhar sua inscrição pelo formulário google disponível no site www.saberesartesanais.com.br

 Sim. Tire uma boa foto para que os dados fiquem bem legíveis.

Até às 23:59h do dia 17 de setembro, sexta-feira

Os artefatos selecionados deverão ser entregues em perfeitas condições para a exposição, no período de 01/10 a 07/10/2021, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, Praça Exaltação a Santa Cruz, 22A, 11690-141 Ubatuba, SP, Brasil, até o dia 07/10/2021. Caso prefira enviar pelo Correios, sugerimos que envie por SEDEX com aviso de recebimento.

Os artesãos que forem de outra cidade do Litoral Norte, e que precisem de apoio no transporte de suas peças, poderão contar com as instituições relacionadas abaixo, devendo contatá-las para que façam o translado.

 

Ilhabela: Prefeitura de Ilhabela – Rua Prefeito Mariano Procópio de Araujo Carvalho, 86 – Bairro Pereque – CEP – 11.630-000 – Ilhabela SP

Caraguatatuba: Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC),R. Santa Cruz, 396 – Centro, Caraguatatuba 

São Sebastião: Fundação Educacional E Cultural De São Sebastião Deodato Sant’Anna (Fundass) – R. Expedicionários Brasileiros, nº 171 – Centro, São Sebastião – SP.

Esta base se encontra dentro do site do Programa do Artesanato Brasileiro, que é de ordem federal e se encontra também neste link: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34932949/do1-2018-08-01-portaria-n-1-007-sei-de-11-de-junho-de-2018-34932930

Será enviado por email uma resposta sobre sua inscrição. Caso preencha os requisitos da Base Conceitual de Artesanato, você receberá um número, que deverá vir etiquetado junto com sua peça. À parte isso, será colocado no site www.saberes artesanais.com.br a lista dos artistas que comporão a mostra.

Adornos, acessórios e vestuários: objetos de enfeite de uso pessoal com função estética;

Decorativos: objetos produzidos para enfeitar e compor ambientes;

Utilitários e/ou educativos: objetos que visam atender as necessidades oriundas de trabalho ou de atividade doméstica, cujo valor é determinado pela importância funcional ou destinados às práticas pedagógicas;

Típicos (Tradicionais): objetos representativos ou das manifestações culturais que identificam as características da região.

Entre os dias 08 e 12 de novembro as peças ficarão disponíveis para retirada no Teatro Municipal. Pedimos que traga um documento com foto, para efetuar a retirada. Caso tenha usado a instituição da sua cidade para a inscrição, eles se encarregarão com o transporte de retorno de sua peça.

Sim, se assim você desejar.

Deixe claro na sua inscrição,  e ao entregar a peça deixe juntamente com o valor que deseja vender, para colocarmos na exposição que estará à venda.

A Secretaria de Turismo de Ubatuba e o Museu Caiçara ficarão com as peças doadas para compor seus acervos sobre o artesanato do Litoral Norte e ficarão em exposição permanente nas respectivas sedes. Caso tenha interesse, deixe claro no formulário de inscrição que iremos encaminhar sua doação.

Ela irá automaticamente para a doação, após o dia 12 de novembro.

Entre em contato com a equipe do Fórum pelo e-mail [email protected] e envie sua dúvida.