Mesas Redondas
Espaço de debates, com três convidados distintos, trazendo olhares diversos sobre temas pertinentes ao Universo Artesanal
MEMÓRIA E ARTESANATO
A Mesa-redonda será realizada no dia 16 de Setembro de 2021 das 19 às 21hs, em plataforma GOOGLE MEETS, de forma totalmente gratuita. Inscreva-se aqui!
Do que trata esta mesa:
O trabalho artesanal está carregado de histórias, técnicas, vivências e beleza, que se não for mantida, ou pelo menos transformada, se perde, gerando um apagão de identidade e tradição de um povo. A proposta desta mesa-redonda é debater de que formas podemos, através de um fazer artesanal, conseguir resgatar ou manter estes saberes.
Palestrantes
BEATRIZ FREITAS
Atual gestora da SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades – e coordenadora do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro – no âmbito do Estado de São Paulo. Arquiteta, especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria de Arte, com foco em Gestão Cultural, Gestão Pública e manutenção da memória, patrimônio material e imaterial.
KILZA SETTI
Pianista pelo Conservatório Dramático Musical de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela USP. É consultora em Etnomusicologia no Centro de Trabalho Indigenista e assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: composição musical e etnomusicologia, com ênfase nas culturas dos povos caiçara do Brasil sudeste, dos povos indígenas Mbyá-Guarani e das etnias do grupo Timbira do Brasil central.
LUIZ ARMANDO BAGOLIN
Doutor em Filosofia pela FFLCH/USP. Professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB/USP. Pesquisador sobre Arte e Teorias da Arte. Especialista sobre arte brasileira dos séculos 19 e 20. É orientador no Programa de Pós Graduação em Estudos Brasileiros do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e no Programa de Pós Graduação em História Social do Departamento de História da FFLCH/.USP. Foi Diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2013 e 2016.
Mediação - CRISTINA PROCHASKA
Nascida em Ubatuba, São Paulo em 12 de novembro de 1959. Cristina é atriz, produtora, fotógrafa e publicitária. Formada na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). Começou a carreira de atriz aos 13 anos e nunca mais deixou os palcos, TV e o cinema.Atuou, dirigiu ou produziu mais de 30 espetáculos teatrais, filmes e curta metragens.