Aldeia Renascer
Renascer
Aldeia Renascer Ywyty Guaçu
Acesso a partir do Km 66, da BR 101. Caminhando cerca de 5 km pela Estrada do Corcovado já se pode avistar a placa indicando o acesso à aldeia.
Localizada aos pés do Pico do Corcovado, a aldeia Renascer Ywyty Guaçu, fundada em 22 de setembro de 1999 por cinco famílias indígenas de raiz Tupi e Guarani, atualmente abriga 15 famílias num total de 90 pessoas distribuídas em 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas.
Na ocasião de sua fundação o local foi utilizado como espaço cênico-cinematográfico para a gravação do filme épico “Lá vem nossa comida pulando”, que retrata a história de aventura de Hans Staden ao registrar a vida dos índios do Brasil.
O local está aberto à visitação pública, desde que avisada com antecedência.
O artesanato produzido pelos indígenas, é rico em detalhes e nos remete a origem e a necessidade da tribo, e cada peça produzida tem um rito a começar pelo tempo de retirada do material. Como eles seguem ainda o calendário natural, a matéria prima é estudada e colhida no tempo, tamanho e necessidade certa para a sua transformação.
“A força indígena vem da cultura, espiritualidade e da terra. Um povo que não tem cultura, não tem identidade. Um povo sem espiritualidade, não conhece a natureza. Um povo que não tem terra, morre!” Marcos Terena, membro da Cátedra Indígena itinerante, diretor do Memorial dos Povos Indígenas na Organização das Nações Unidas – ONU.
Ponto de Vendas
O Artesanato produzido na aldeia é comercializado na barraca Oy Tapé que fica na altura do Km 66,5 da Rodovia Rio Santos.
Horário de funcionamento: das 10h às 17h – Segunda a segunda
Informações sobre funcionamento da barraca: Nifa 12 9 9685 6072
Para agendamento visita à aldeia: Awa Aridjú (Donizete Machado) 12 9 9607 9971
Artesanato produzido no local: leques, adornos, chocalhos, machados, arco e flecha, cachimbos, pau-de-chuva, maracas, entre outros.