EcoDesing e Artesanato
Como o Artesanato vem embasando o EcoDesign, na escolha de materiais, técnicas e/ou modelos, gerando um novo conceito de sustentabilidade, com o manejo ambiental, realizados pelas comunidades há gerações.
Paricipantes
![](https://saberesartesanais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Cyntia-300x300.jpg)
Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Desenhista industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor – pesquisador do Centro Universitário Senac e da FAUUSP, junto aos cursos de design. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design para sustentabilidade, gestão do design e cultura material.
![](https://saberesartesanais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Ramo-300x300.jpg)
Ramo Negro
Artista Visual, Educador Social, Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Pesquisa os desdobramentos do verbo construir, desde os processos identitários e de pertencimento territorial, à criação de espaços rituais que reverberam no imaginário da cultura popular contemporânea.
![](https://saberesartesanais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Nalva-300x300.jpg)
Nalva Barbosa
Pedagoga Social, Arte-Educadora, Artista Plástica e Ativista Social e Ambiental de Ubatuba. Foi Coordenadora dos Assuntos da Mulher, de âmbito federal e Diretora Cultural da FundArt.
Fundou a SAPO-UBA, Amaduba e Instituto da Árvore, onde, atualmente, coordena as atividades sócio-ambientais.