Atividades culturais realizadas na exposição de artesanato atraem centenas de pessoas.
Nesta segunda, 20, terá Companhia de Reis com o grupo Cantamar de Ubatuba.
Nesse domingo, 19, cerca de 300 pessoas passaram pela exposição do III Fórum dos Saberes Artesanais que está sendo realizada na Sala Thomaz Galhardo, que fica na secretaria de Turismo de Ubatuba.
Os visitantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas, recreação infantil, música e show circense, das 14 às 20 horas.
Foram realizadas as oficinas de Mandala do Divino com Peola Barbosa; Tear, Tramas e Fio com Ester Santana e Marily Rodriguez; Artesanato Sustentável com Andresa Basani e, ainda, recreação infantil com a educadora ambiental Ana Carolina Andrade. As inscrições foram feitas no local e contaram com cerca de 50 participantes, entre adultos e crianças.
Durante duas horas o público presente foi embalado pelas canções do dueto musical de Ana Canoa e Angelo Zuim, que apresentaram trabalho autoral e clássicos da MPB. Cerca de 100 pessoas se divertiram com o show do palhaço Zé Gambiarra da Companhia Fulô, que interagiu com crianças, adolescentes e até adultos.
A exposição conta com trabalhos de 20 artesãos das comunidades tradicionais de Ubatuba e segue até terça-feira, 21, das 11 às 17 horas. Aos visitantes uma excelente oportunidade para adquirir peças autênticas para presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano. Poderão ser encontrados acessórios tais como brincos, colares e bolsas, peças exclusivas tingidas com a técnica tie dye, artefatos indígenas como cestos, chocalhos, pau-de-chuva e arranjos diversos, produtos artesanais tradicionais como canoas, remos, e balaios e, por fim, utilitários como jogos americanos, bancos entalhados, luminárias e artefatos de cozinha.
Já na segunda-feira, 20, a partir das 18 horas, a exposição traz mais uma atração musical, desta vez com cantoria de Reis com o grupo caiçara Cantamar, que se apresentará em frente ao prédio da secretaria de Turismo que fica na avenida Iperoig.
A realização é da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com os apoios do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC), Secretaria de Turismo, Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Prefeitura de Ubatuba.
Exposição e venda Saberes Artesanais
A Sala de Exposições Thomaz Galhardo recebe a terceira exposição após sua inauguração. A partir de sexta-feira, 10, o espaço, que fica na sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur), sedia uma mostra com peças de artesanato local resultantes do ciclo de mentorias de capacitação do III Fórum dos Saberes Artesanais.
As peças, produzidas pelos artesãos das comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, além de artesãos que mesclam os saberes tradicionais com a contemporaneidade, estarão disponíveis para apreciação e venda até o dia 21 de dezembro. Quem desejar conferir, pode comparecer ao local das 11h às 17 horas, de segunda a quinta-feira, e das 16 às 21 horas de sexta-feira a domingo.
“O artesanato é um importante elemento da nossa cultura. Além disso, a partir dessa arte são gerados empregos e renda, o que é muito importante para a economia da nossa cidade e região”, afirmou a organizadora do evento, Carolina Labarca.
É importante lembrar que os visitantes e toda a equipe de trabalho da exposição deverão seguir todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.
A realização é da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com os apoios do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC), Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Prefeitura de Ubatuba.
Fórum dos Saberes Artesanais
Os artesãos que exibirão peças na exposição são os que participaram da I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte e que foram selecionados para participarem do Ciclo de Mentorias de Capacitação, realizado no final de novembro na Biblioteca Ateneu Ubatubense.
Para esta ação, foram desenvolvidos produtos exclusivos com técnicas diversas. Durante os 11 dias consecutivos da exposição, ainda haverá monitoria da contadora de histórias, Claudia Oliveira, que apresentará as peças aos visitantes com toda a identidade, história e personalidade que elas carregam.
Serviço
Local: Secretaria de Turismo
Endereço: Avenida Iperoig, 214, centro, Ubatuba / SP
Data: de 10 a 21 de dezembro
Horários: De segunda a quinta-feira das 11 às 17 horas
De sexta a domingo das 16 às 22 horas