Quilombo da Caçandoca
Andança no Quilombo da Caçandoca.
Nossa primeira visita aconteceu em território Quilombola, na praia da Caçandoca, extremo sul de Ubatuba, no dia 01º de Setembro de 2020.
Fomos recebidas por mulheres fantásticas, criativas, guerreiras e resistentes, no Centro Comunitário Flávio Firmino dos Santos, espaço onde elas trabalham e criam juntas seus artefatos.
Tivemos contato com diversas modalidades de artesanato: bonecas amigurumis e abayomis, colares confeccionados com escamas de peixe, bordado com fibra de bananeira, colares de missangas, sementes como capiás, olho de boi e olho de cabra, açaí e conchas, tear, filtros do sonho. Diversidade, reaproveitamento, criatividade, tradição são alguns dos elementos encontrados no artesanato da Caçandoca.
Isso, sem falar da beleza natural existente naquele território, inspirador e cheio de história.
Uma amostra dos trabalhos e artesãs do Quilombo.
O Quilombo da Caçandoca conta com 890 hectares, de área legalizada, dispõe de uma Casa de Artesanato e do Centro Comunitário Flavio Firmino dos Santos, e caso visite o local, não deixe de ouvir e aprender com moradores locais, um pouco mais sobre suas estórias e a história de Ubatuba
Como chegar lá:
O acesso é feito por uma estrada de terra a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos.