Praia da Enseada

Andança na Praia da Enseada.

Cerco Flutuante

A visita do dia 17 de setembro de 2020, aconteceu na praia da Enseada. Observamos o trabalho artesanal do “Seo Bene”, que estava entralhando o Caminho do Cerco. Entralhe é a operação de unir as panagens às tralhas. Do tipo de entralhe resulta a abertura que se deseja dar às malhas da rede, em função da maior ou menor metragem de panagem a ser presa a um determinado comprimento de tralha. No entralhe,· em geral, as malhas são fixadas às tralhas através de arcalas.

“Ja estou há duas semanas no remendo desta rede”, comenta o pescador. O caminho do cerco tem em média 8 braças (medida usada por eles para determinar o tamanho das redes.)

Seo Bene, hoje com 76 anos, conta que aprendeu o oficio com seu tio, e já o faz, há no mínimo 60 anos. Explica também que esta cada vez mais dificil encontrar pessoas que se interessem a dar continuidade a esta prática.

A panagem dos petrechos de pesca, quando em operação, estão constantementes sujeitas à rupturas, provocadas por pedras, enroscos em objetos existentes no fundo ou mesmo por peixes vorazes, que cortam-na com seus dentes afiados.

Para realizar o remendo, O “PESCADOR ARTESÃO” estende a panagem de forma a dar uma visão geral da parte danificada, e posteriormente executa o corte de maneira a permitir que o reparo seja confeccionado sem interrupção do começo ao fim.

Trabalho exclusivamente ARTESANAL.

Uma amostra dos trabalhos e artesãs da Praia da Enseada.

A Praia da Enseada em Ubatuba está localizada próxima ao centro da cidade, do lado sul do município. Entre as praias do Perequê Mirim e a Praia das Toninhas.

A partir da praia da Enseada em uma ponta é possível acessar através da trilha da Ponta da espia, a Prainha da Enseada e a praia de Fora, lugar onde ainda se encontra a pesca artesanal.