Aldeia Ywyty-Guaçú
Andança no Aldeia Ywyty-Guaçú.
Aldeia Renascer
Localizada na região sul de Ubatuba, abaixo do imponente Corcovado, encontra-se a aldeia Ywyty Guaçú. O artesanato produzido no local mistura matérias primas e técnicas de produção bastante peculiares.
Podemos “desfilar” alguns dos artefatos produzidos naquele local: colares, cocares, filtros do sonho, brincos, paus de chuva, arco e flecha, zarabatana, lança, peneira, chocalho, palito para segurar o cabelo, tiara, cajado, totem, covo, leque, machado, cachimbo, réplicas de animais e pente, todos confeccionados com matérias primas encontradas na mata atlântica.
Dentre alguns materiais, podemos citar: penas, imbé, timupeva, pati, galhos de goiabeira, açaí, pau brasil, olho de cabra, capiá, imbira, embaúba, pedras, conchas e taquara de lixa.
Estes artefatos são usados por eles, como utilitários, e tornam-se elementos decorativos, ao adentrarem às casas dos turistas, e demais interessados, que os adquirem para compor a decoração de seus lares. Sem dúvidas, estas peças são enriquecidas pelas histórias e por todo o universo místico que envolve o local onde vivem.
Uma amostra dos trabalhos e artesãs da Aldeia Ywyty-Guaçú.
A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu foi fundada em 22 de setembro de 1999 por cinco famílias indígenas Tupi Guarani e Guarani. A ocupação foi comandada pelo Cacique Antonio da Silva, conhecido como Awá. Seu objetivo era reconquistar o espaço tradicional pertencente aos seus ancestrais.
Como chegar lá:
Localizada aos pés do Pico do Corcovado, a Aldeia Renascer é considerada um atrativo turístico e cultural e possui hoje 15 famílias que ocupam 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas. O local está aberto à visitação pública (é necessário agendamento prévio).